terça-feira, 14 de outubro de 2008

onco pluripotentes no tratamento de isquemias do coração, sistema vascular e sistema nervoso central.As células-tronco e suas
aplicações (Panayiotis Zavos)



Nos últimos cinco a 10 anos, linhagens de células-tronco adultas pluripotentes têm sido isoladas de vários órgãos e tecidos em laboratórios espalhados pelo mundo. Essas estruturas são capazes de regenerar tecidos de três camadas de germes primitivos, e demonstram marcadores pluripotenciais, como o Oct4 ou telomerase -- associados às propriedades básicas das células-tronco embrionárias.

Por sua vez, as células-tronco totipotenciais têm a habilidade de permanecerem indiferenciadas e de proliferarem indefinidamente in vitro, enquanto mantêm o potencial para se diferenciar em derivadas das três camadas de germes embriônicas.

Essas células têm potenciais para estudos de diferenciação em cultura, funções dos genes e muitos outros. As células-tronco embrionárias pluripotentes humanas (ES) têm papel importante na medicina regenerativa e como modelos para o desenvolvimento de pré-implantes humanos. De qualquer modo, o debate continua sobre se os embriões deveriam ser destruídos para se produzir ES humanas.

Sem dúvida, avanços na compreensão das células-tronco têm capacitado o desenvolvimento de novas terapias para várias doenças e os avanços nesse fascinante mundo das células-tronco embrionárias continuam a se tornar mais e mais sofisticados e promissores.

A compreensão acumulativa da biologia dessas células únicas melhora à medida que surgem avanços na sua habilidade de isolar, expandir-se e se transformar em modelos terapêuticos pré-clínicos de graves ferimentos e doenças.

As células-tronco pluripotentes, ao contrário das células-tronco restritas a tecidos, têm a capacidade de replicação extensiva, possibilitando uma expansão clínica em larga escala. Isso é essencial para obtermos dados de resposta clínica consistentes, e capacitarmos a produção necessária para adoção comercial. Além disso, os cientistas têm relatado o uso eficiente de células-tronco pluripotentes alogênicas adultas em cobaias com lesões isquêmicas agudas no coração e no cérebro.

A seguir, reviso os dados pré-clínicos com cobaias animais, demonstrando o benefício das células-tr

Perspectivas da área

Os ganhos na compreensão do potencial dessas células magníficas têm sido tremendos. Na minha opinião, as células-tronco são a população de células mais potentes que o homem já manipulou. No entanto, devido à intensa mistura de política, religião, ética, moral e ciência junto ao tema das células-tronco, o processo de pesquisa ganhou lentidão.

A ciência ainda está longe de nos dizer como os estudos com células-tronco e medicina regenerativa vão se desenvolver. Pode levar de cinco a 10 anos antes que consigamos muitos benefícios clínicos de grandes avanços biológicos anunciados no fim da década de 1990. Mas a recompensa médica seria espetacular e de imensa importância biológica para a humanidade.


Como isso será alcançado?

Como já abordei, a mistura de política e outros fatores com as pesquisas de células-tronco pode ser o fator preponderante para a lentidão do processo. Se compararmos os esforços feitos pelos pesquisadores ocidentais que conduzem suas pesquisas em ambientes regulatórios com os chineses, veremos que a situação legal na Ásia é mais favorável que na maior parte dos países ocidentais.

Por minha experiência pessoal de trabalho em ambos os campos, eu posso dizer que é quase injusto que os pesquisadores chineses tenham autorização de conduzir suas pesquisas de modo ilimitado. A China está bem representada no trabalho com células-tronco embrionárias. Ela e outros poucos países têm melhor acesso aos oócitos humanos do que nós do Ocidente -- e também um grupo seleto de cientistas que podem fazer a diferença. Isso pode ser uma lição para nós de que ciência, religião e política não se misturam.

Nenhum comentário: